quinta-feira, 2 de agosto de 2007

Minha via-láctea

Comecei há pouco a pensar nas pessoas de minha vida. Lembrei de gente que na verdade nunca esqueci, de amigas (na época) inseparáveis e que hoje não vejo mais... Mas são pessoas que tornaram minha vida mais feliz, interessante, confortável, instigante: Sabe aquela amiga que sabe o que pensamos só ao nos olhar? Ou aquela que tem 'a palavra certa' no momento certo? E aquela outra que topa todas as aventuras, palhaçadas?? Ou aquela que nos diz a verdade, mesmo que doa, pq sabe que a gente tá fazendo merda??
Pois é: sou uma privilegiada pela vida, pois tenho - e tive - sempre pessoas assim ao meu lado, e com outras tantas características que não dariam nem para contar aqui. Características inclusive que não dão nem para explicar, as palavras não apreendem, é como um acidente de trem: só sentindo para saber. Tenho muito o que agradecer à vida, mas acima de tudo, tenho pessoas comigo que me bastariam, mesmo que eu ñ tivesse tanto a agradecer. Porque cada vez mais me convenço que a minha vida vale a pena de ser vivida assim - com as pessoas que amo. Elas me fazem feliz.
E olhe que outro aspecto (inato) meu é: eu gosto de gente! Eu acredito nas pessoas com uma ingenuidade boba, que por sinal já me fez sofrer um tanto, mas sempre serve para a gente aprender, né?! Aprender até que não é pq alguém nos fez sofrer que a gente tem que desacreditar nas outras pessoas, até pq ng deve pagar pelo erro que outro nos cometeu.
Afe, isso tá com cara de auto-ajuda! que merda!!! (Odeio auto-ajuda...). É melhor eu deixar claro então outro ponto meu, que é impressionante: Por que eu atraio pessoas que nem sequer gostam de mim?? Isso já me fez refletir bastante... por que, por que...?
Também já perdi muita gente em minha vida. Gente importante para mim, e que perdi por bobagem, por preguiça em manter contato, por egoísmo... resolvi então tentar fazer diariamente o que o velho Drummond aconselhava - não dar às pessoas uma carga maior do que elas podem carregar. E aproveitar a essência de cada momento com alguém que amo, já que a vida é feita dessa essência, desses pequenos momentos, não de feitos grandiosos (ou será que o grandioso é isso que tem de pequeno, de suave, de efêmero...?)
E cada vez acredito mais que mesmo aquelas pessoas que passaram foram (e são) importantes: não consigo crêr em idéias que dizem que 'amigo tem que ser assim', pq acho que cada pessoa é única, é importante, mas que pela própria vida - que segue, e como segue! - a gente às vezes acaba se perdendo; Mas como é bom encontrar um amigo que a gente não vê a muito tempo e lembrar do que vivemos, do quanto aquela pessoa foi importante, dos momentos que curtimos...
Acho que é isso: são pessoas que vêm para tornar nossa vida mais interessante, já que esse conjunto de poeira forma a via-láctea, que somos todos nós.

2 comentários:

Courtney disse...

meu pedaco de poeira precisa de uma limpeza acho. ja nao brilha tanto como antes ... :P

Mas em serio, concordo com voce, o maior prazer da vida e de conhecer uma pessoa e ver que se entendem num nivel nao tao accessivel. Seja romantico, seja amizade (e eu sou um destes loucos que nao ve muito bem a diferenca entre os dois conceitos as vezes. puxa, amor e amor :P, se uma amizade torna-se fisica, ja nao eh amizade? e se uma relacao romantica nao tem um elemento fisico, nao eh romantico? E a mesma coisa ...), seja transitorio ou mais definitivo. E isso que faz a vida valer a pena.

Rafael Sotero disse...

há um adjetivo que resume tudo isso: "VELHA!" =PPPPP