domingo, 18 de janeiro de 2009

Não Matarás.

Faz parte da natureza de todo ser humano consciente a reflexão.
E essa reflexão-conscientização- mudança de atitudes se faz cada vez mais urgente – As gerações mais recentes (nossos pais, avós e nós) conseguiram o que séculos anteriores várias e várias civilizações não conseguiram: ter a perspectiva real de acabar com o planeta. Ouvi certa vez em um documentário essa expressão: ‘Se a Terra pudesse falar, diria que nossa espécie é como um vírus, que a está adoecendo e matando’. Isso foi muito forte para mim, especialmente porque é verdade.
O mesmo refere-se á matança de animais. Não questiono o fato de pessoas sem acesso a outro tipo de alimentação (por várias questões: de saúde, financeira...) comerem um animal. O que questiono é que pessoas do nível cultural, financeiro, social (que é bem normal, abaixo,, inclusive, de muita gente), que têm informações e acesso, preferirem continuar a matar animais para comer. O ‘não matarás’ deveria servir para seres vivos de outras espécies, também. Mas infelizmente não têm servido nem para a nossa própria. (...).
Ética, Gentileza, Racionalidade... não são atitudes e princípios a serem tratados apenas com pessoas de nosso mesmo sexo, nível social, ou cor de pele; São também para com as outras espécies, com o nosso planeta, com todas os seres vivos ao nosso redor.
Não matarás.

Nenhum comentário: