domingo, 30 de agosto de 2009

Tudo é uma coisa só.

1. A Natureza é sábia.
2. O ser humano faz parte da Natureza.
3. Se seguirmos as leis da Natureza, seremos sábios.

Até onde se sabe, não existe uma lei especial para os homens, com concessões ou mordomias que tenham sido criadas exclusivamente para a nossa espécie. Por mais decepcionante que possa parecer, nós, seres humanos, não temos prerrogativas ou privilégios especiais neste mundo. O homem não existe fora do Universo nem está à parte da Natureza. A conclusão lógica disso, é que o ser humano está sujeito às mesmas leis da Natureza, não importa o que ele pense, faça ou sinta.
Não há nada de terrível nessa constatação. A vida simplesmente é assim. Sempre foi e sempre será assim. A decepção só ocorre quando temos uma postura de arrogância diante da Vida, da Natureza e do Universo. Se soubermos exatamente qual é o nosso lugar, tudo fluirá na mais perfeita harmonia, tal qual a água que corre com serenidade em direção ao mar. Como se vê, a própria Natureza nos ensina qual é a postura mais sábia diante da vida.
Tudo é uma coisa só.
Não existe favoritismo na Natureza. Para o Universo, todas as coisas têm o mesmo valor, a mesma importância. Tudo faz parte de uma única dinâmica e todas as coisas dão sua contribuição para a existência do todo.
Tudo é uma coisa só. Assim, cada grão de areia e cada gota do mar participam da existência da praia. Se cada grão e cada gota de água esaparecessem, simplesmente toda a praia desapareceria.Tudo é importante, tudo está interconectado e é regido pelos mesmos princípios. Se tudo é uma coisa só, então nada está isolado, tudo está conectado numa rede infinita, mesmo que não sejamos capazes de enxergar as ligações. Para os sábios orientais, tudo simplesmente faz parte do Universo. O ser humano faz parte do Universo. Todas as coisas e eventos que nos cercam fazem parte do Universo. Todos os nossos pensamentos, sentimentos, acontecimentos e processos interiores fazem parte do Universo. Tudo está inter-relacionado dentro do mesmo Universo. É exatamenteessa realidade, essa unicidade, essa interconexão entre todas as coisas e todos os eventos que permite a existência das chamadas “coincidências significativas”. O “acaso” escapa ao nosso controle racional. Quanto mais deixarmos o “acaso” agir, mais eficiente será o contato com o inconsciente.
Roberto Otsu

É nisso que eu acredito! :)

quarta-feira, 26 de agosto de 2009

A boêmia voltou novamente! =]

Faz tanto temo que não posto aqui: novos projetos, uma nova peça, estudando (pouco, admito) para a seleção do doutorado, muito trabalho, educando diariamente meu filho e cuidando de minha casa... Mas também sei que é falta de compromisso para escrever.
Isso vai começar a mudar.
Porque eu sempre gostei de escrever, alguns dizem que escrevo bem, e eu não quero perder o hábito, a inspiração. Não quero perder esse ato tão importante para mim, que é externar algo que é interno: meus pensamentos, minhas ideias.
Porque eu não quero me perder.
É isso aí: escrever.